Norma nbr iso 19011 de abril/2012. ABNT

Norma nbr iso 19011 de abril/2012 Rating: 9,5/10 107 reviews

NBR ISO 19011:2012

norma nbr iso 19011 de abril/2012

El responsable de un equipo auditor debe considerar los riesgos derivados de las actividades de auditoría en los procesos del auditado. Convém que o plano de auditoria inclua ou referencie o seguinte: a os objetivos da auditoria; b o escopo da auditoria, incluindo identificação das unidades organizacionais e funcionais, bem como os processos a serem auditados; c os critérios de auditoria e quaisquer documentos de referência; d as localizações, datas, tempos estimados e duração das atividades da auditoria a serem realizadas, incluindo as reuniões com a direção do auditado; e os métodos de auditoria a serem usados, incluindo a abrangência na qual a amostragem da auditoria é necessária para obter suficiente evidencia da auditoria e propósito do plano de amostragem, se aplicável; f os papéis e responsabilidades dos membros da equipe da auditoria, bem como dos guias e observadores; g a alocação de recursos apropriados para áreas críticas da auditoria. Convém que as instruções à equipe de auditoria sejam mantidas, conforme apropriado, pelo líder da equipe de modo a alocar atribuições de trabalho e decidir sobre possíveis mudanças. Organizações podem operar mais de um sistema de gestão formal. Convém que os problemas significativosencontrados durante a auditoria e não resolvidos por divergência de opiniões entre a equipe de auditoriae o auditado, sejam relatados.

Next

ABNT

norma nbr iso 19011 de abril/2012

Há a sub-cláusula Definir os objetivos, escopo e critérios para uma auditoria individual. Convém que aabrangência de um programa de auditoria esteja baseada na natureza e tamanho da organização queesta sendo auditada, como também na natureza, funcionalidade, complexidade e nível de maturidadedo sistema de gestão a ser auditado. Houve uma expansão menor de referências a considerar, tais como: Avaliação do desempenho dos membros da equipe de auditoria, Considerar métodos de auditoria alternativos ou novos como parte de uma revisão, Avaliação da eficácia das medidas para enfrentar riscos associados com o programa de auditoria, revisão de questões sobre confidencialidade e segurança da informação, relativas ao programa. Convém que a análise crítica documental leve em conta otamanho, natureza e complexidade da organização e do sistema de gestão do auditado, bem como oescopo e objetivos da auditoria. Convémque o plano de auditoria considere o efeito das atividades da auditoria sobre os processos do auditado eforneça a base para um acordo entre o cliente da auditoria, a equipe da auditoria e o auditado comrelação á condução da auditoria. Convém que esses documentos queenvolvam informações confidenciais ou proprietária, sejam salvaguardados adequadamente, a todo omomento, pelos membros da equipe de auditoria.


Next

AUDITORIA DE SISTEMAS DE GESTION

norma nbr iso 19011 de abril/2012

Este conceito é conhecido como auditoria baseada em risco. Convém que os auditores e os líderes da equipe auditora sejam avaliados com base nos critériosdefinidos em 7. Convém que o grau de detalhe seja consistente com a familiaridade do auditado com o processo daauditoria. Convém que o uso de listas de verificação e formulários não se restrinjam à abrangência das atividadesda auditoria, os quais podem mudar como um resultado das informações coletadas durante a auditoria. É recomendado que, onde possível, tais exemplos sigam a mesma estrutura geral para assegurar a compatibilidade. Convém que o plano facilite a coordenação e a programação eficientesdas atividades da auditoria de modo a atingir os objetivos de forma eficaz.

Next

ABNT

norma nbr iso 19011 de abril/2012

Quando esses sistemas são integrados em um sistema de gestão único, os princípios e processos de auditoria são os mesmos que para uma auditoria combinada. Seus certificados de gestão não podem ser apenas suportados pelos pregos que os seguram na parede de sua empresa. Convém que as constatações de auditoria, conclusões de auditoria e relatórios de auditoria reflitam com veracidade e precisão as atividades de auditoria. Convém que lições aprendidas da analise critica do programa de auditoria sejam usadas como dados de entrada para o processo de melhoria continua do programa. Ela é aplicável a todas as organizações que necessitam realizar auditorias internas ou externas desistemas de gestão ou gerenciar um programa de auditoria. Convém que a forma e o nível de detalhes dos registros demonstrem que os objetivos do programa deauditoria foram atingidos. Convém que sejam verificadas a completeza e a eficácia das ações.

Next

Nueva norma UNE

norma nbr iso 19011 de abril/2012

Tal ação pode incluir a reconfirmação ou a modificação do plano de auditoria,mudanças nos objetivos da auditoria ou o seu escopo ou o seu encerramentoQualquer necessidade de mudanças no plano da auditoria que possam se tornar aparente à medida emque a auditoria progride, convém que seja analisada criticamente e aprovada e, quando apropriado,pela pessoa que gerencia o programa de auditoria e pelo auditado. Esta Norma introduz o conceito de risco para auditoria de sistemas de gestão. Auditorias de terceira parte são realizadas por organizações de auditoria independentes, tais comoorganismos de regulamentação ou organismos de certificação. Convém que os auditores mantenham objetividade ao longo de todo o processo de auditoria para assegurar que as conclusões e constatações de auditoria estejam baseadas somente nas evidências de auditoria. Convém que a pessoa que gerencia um programa de auditoria informe à alta direção sobre o conteúdo do programa de auditoria e, se necessário, solicite sua aprovação.

Next

ABNT

norma nbr iso 19011 de abril/2012

Se especificado pelo plano de auditoria, as conclusões da auditoria podem conduzir a recomendaçõespara melhoria ou atividades futuras de auditoria. A aderência a estes princípios é um pré-requisito para serem fornecidas as conclusões de auditoria que sejam pertinentes e suficientes, e para permitir que auditores trabalhando independentemente entre si cheguem a conclusões similares em circunstâncias similares. O plano de auditoria pode ser analisado criticamente e aceito pelo cliente da auditoria e convém queseja apresentado para o auditado. Se ele não estiver atendendo às expectativas de sua empresa, mude de organismo de certificação, escolhendo um que cumpra com os requisitos especificados. Este é um princípio que exige que os auditores sejam prudentes no uso e proteção das informações adquiridas no exercício das suas funções durante a auditoria de sistemas de gestão.

Next

NBR ISO 19011

norma nbr iso 19011 de abril/2012

Excluindo-se a normalização de produtos e serviços. A Seção 4 descreve os princípios nos quais a auditoria está baseada. Se não forem resolvidas,convém que sejam registradas. É,neste contexto, que a segunda edição desta Norma fornece diretrizes para todos os usuários, incluindopequenas e medias organizações, e concentra-se naquilo que é comumente denominado de auditoriasinternas primeira parte e auditorias conduzidas por clientes em seus fornecedores segunda parte. Si bien los procesos y lo que logran son importantes, lo que cuenta es el resultado del sistema de gestión y su desempeño.


Next

A nova norma ABNT NBR ISO 19011:2012

norma nbr iso 19011 de abril/2012

Figura 1 — Fluxograma do processo para gerenciamento de um programa de auditoria5. Convém que lições aprendidas da auditoria sejam usadas no processo de melhoria continua do sistemade gestão das organizações auditadas. Convém que a equipe auditora atenda às necessidades para analisar criticamente as constatações deauditoria, em estágios apropriados durante a auditoria. Enfim, uma auditoria pode ser realizada usando uma variedade de métodos de auditoria. Para iniciar uma auditoria convém que os passos da figura 2 sejam considerados; entretanto, aseqüência pode variar dependendo do auditado, do processos e das circunstâncias especificas daauditoria. A retenção de documentos, depois da conclusão da auditoria, é descrita em 6.

Next

Publicada a nova edição da NBR ISO 19011: as orientações para as auditorias de gestão

norma nbr iso 19011 de abril/2012

Muitas vezes a visão de alguém de fora ajuda na identificação de causas de problemas antigos, facilitando a determinação de ações corretivas e oportunidades de melhoria. Hayrton Rodrigues do Prado Filho. Convém que as constatações de auditoria, conclusões de auditoria e relatórios de auditoria reflitam com veracidade e com precisão as atividades de auditoria. Los controles deben centrarse en cuestiones o elementos significativos y que tengan un creciente impacto en la organización. Princípios e e f são relacionados com a auditoria em si. La establece una serie de criterios que hay que considerar a la hora de afrontar una auditoría, independientemente que sea parcial o completa.

Next